Por que andar de bicicleta faz bem para o corpo?

Andar de bicicleta parece algo lúdico, uma vez que nos lembra a infância. Mas você sabia que esta “brincadeira” pode ser uma aliada para emagrecimento e qualidade de vida?

Andar bicicleta corpo

Nos últimos cinco anos, o aumento de ciclistas pelas ruas, estradas e rodovias têm sido perceptível. O motivo de tal crescimento é bem simples: a busca pela melhora contínua por qualidade de vida.

Quando explicamos “qualidade de vida” incluímos uma lista de resultados e aspectos, entre eles o emagrecimento, tonificação dos músculos e a diminuição do hormônio do estresse, ou seja, os benefícios do ciclismo são para o corpo e a mente.

Como andar de bicicleta?

Nem todo mundo sabe como andar corretamente de bicicleta e, caso você seja uma dessas pessoas, saiba que existem dicas para aprender a andar de bike. Confira!

1.  Escolha uma bicicleta confortável

O primeiro passo é escolher uma bicicleta confortável, sem marchas e que não seja alta.

Dê preferência por bicicletas mais baixas, que permitam seus pés tocarem o chão sempre que possível e necessário. Desta forma, você sentirá mais segurança durante a aprendizagem.

2.  Use equipamentos de segurança

Pensando principalmente na sua segurança, não se esqueça de utilizar todos os equipamentos necessários, como:

  • cotoveleiras;
  • joelheiras;
  • luvas; e
  • capacete, parte fundamental do kit de seguranca.

Porém, saiba que mesmo após a aprendizagem, é importantíssimo que você continue com esse hábito, afinal, mesmo quem possui vasta experiência na bike, corre o risco de cair ou se envolver em acidentes.

3.  Saiba onde treinar

Opte por estradas em que o fluxo de carros, pedestres e até mesmo de outros ciclistas seja menor.

Preste atenção no formato e na situação da rua, dando preferência a lugares sem obstáculos, como buracos e excesso de curvas.

Procure por lugares mais afastados, pavimentados e com leves descidas, para auxiliar no ganho de velocidade e equilíbrio.

4.  Entenda como usar os freios

Antes de subir na bicicleta e sair andando por aí, é importante que você conheça todas as partes que a compõem.

Lembre-se, em especial, do freio: saiba onde apertar e como utilizá-lo, pois ele é fundamental para quem está aprendendo e também para quem já possui certa prática.

Para quem está iniciando, é aconselhável começar a pé, andando ao lado da bike, para apertar os freios e sentir a força ideal, bem o jeito certo de apertar. É uma espécie de teste.

É bom ressaltar que alguns freios podem ser no pedal, e, para ativá-los é preciso girar os pedais no sentido contrário, como se pedalasse para trás.

5.  Faça o truque da remada

É um passo bem simples que auxilia muito na aprendizagem, uma vez que você controla a bike com os pés.

Para isso, deixe o selim, ou popularmente conhecido como “banco” mais baixo que o normal, para que você consiga deixar seus pés firmemente e completamente no chão. Então, utilize as pernas para remar a bike para frente.

O truque para ganhar estabilidade e confiança é: a cada duas remadas, tente tirar os pés do chão por 5 segundos, desta forma, você ganha segurança e equilíbrio.

6.  Conquiste a estabilidade usando a velocidade

É mais fácil ganhar equilíbrio quando há velocidade envolvida, por isso citamos as ruas com leves inclinações, lembra?

Descidas sutis auxiliam no ganho da velocidade que, consequentemente, aumentam a estabilidade da bicicleta e suas chances de equilíbrio.

7.  Descanse

Como qualquer modalidade, para que os resultados da aprendizagem sejam perceptíveis, é preciso que você descanse.

Antes de iniciar a prática, faça alongamentos para evitar câimbras, dores musculares e tensões.

Além disso, sempre que houver necessidade, faça uma pausa nas lições e respire, beba água e não esqueça que cair é normal quando se está aprendendo algum esporte novo.

Andar de bicicleta também traz muitos benefícios que valem a pena. Quer ver?

Quais os benefícios de andar de bicicleta?

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico muito promissor. Se comparado à natação e à dança, o ato de pedalar emagrece mais, sendo possível perder em média 700 calorias por hora.

Agora imagine quantos quilos por semana você pode eliminar apenas pedalando. E os benefícios de pedalar não param por aí.

Listamos, abaixo, mais algumas vantagens que esse exercício pode proporcionar.

1.  Emagrecimento

Como esclarecido anteriormente: sim, andar de bicicleta emagrece! A perda calórica é alta, no entanto, assim como qualquer esporte, não oferece milagres.

Se o seu intuito é andar de bike por aí para emagrecer, saiba que é possível, mas uma boa alimentação deve ser acrescentada à sua rotina para que os resultados sejam realmente satisfatórios.

O exercício funciona para o emagrecimento porque acelera o metabolismo.

2.  Auxilia na saúde mental

Você já ouviu falar em endorfina? Quando esta substância é liberada em doses regulares, transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse são reduzidos consideravelmente.

Não é preciso pedalar todos os dias, durante muitas horas seguidas, para que esta substância seja produzida.

Com apenas 30 minutos, duas vezes por semana, já dá para auxiliar na sua saúde mental.

3.  Resistência muscular

O pedal é o um dos únicos esportes que utiliza e fortalece quase todos o músculos do corpo ao mesmo tempo. Mas a resistência muscular na região do abdômen e das pernas é maior em relação aos outros músculos.

Além de deixar essa região mais “forte”, andar de bicicleta também tonifica o bumbum e pode engrossar as pernas, desde a região da coxa até as panturrilhas.

4.  Bem-estar

Além de endorfina, a atividade também produz e aumenta o hormônio da serotonina, o hormônio da felicidade!

A serotonina auxilia, estimula e aumenta a sensação de bem-estar e de prazer, criando uma sensação de conforto e tranquilidade para corpo e mente.

5.  Elimina as toxinas do corpo

Ao eliminar as toxinas através do suor, você perceberá a diminuição do inchaço diário causado por alimentos não saudáveis.

Quer perder barriga de maneira rápida? Comece a suar muito, limpando todo seu organismo e desinchando.

Gostou das dicas?

Comece progressivamente para alcançar longos quilômetros por ai, ok?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário