Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Bom para as pernas, coluna, barriga, para melhorar a respiração, para emagrecer? Os benefícios de andar de bicicleta vão muito além disso. Confira!

Benefícios andar bicicleta

Os benefícios de andar de bicicleta são inúmeros. Tantos, que criamos este artigo com todos que pudemos encontrar, para que você não tenha dúvidas de que vale a pena inserir a bicicleta no seu dia a dia.

Afinal, andar de bicicleta com certeza é uma atividade que vai além do exercício físico, pois serve como meio de transporte e também como lazer. Pode ser uma ação realizada com amigos ou de maneira solitária, em terrenos urbanos ou rurais, na beira da praia ou por montanhas, por jovens, adultos e idosos, já que também existem diversos tipos de modelos de bicicleta.

Benefícios de andar de bicicleta para os músculos

Pedalar emagrece, pois é uma ótima atividade cardiovascular e também para quem deseja ganhar força muscular. Mas não é só isso.

Pode parecer que, enquanto pedala, você está trabalhando apenas as pernas, mas preste atenção em como o exercício envolve a parte superior do seu corpo e os chamados músculos do core.

O core é formado pelo transverso abdominal, multifidus, oblíquo interno e externo, iliopsoas, bíceps femoral, adutor, eretor da espinha, reto abdominal e glúteo máximo.

Se ficar na posição correta para pedalar, vai usar o core para manter a boa postura das costas, ombros abaixados e longe das orelhas e o estômago um pouco contraído. Essa posição é a ideal e reduz o cansaço, bem como lesões causadas quando se pedala por muitos quilômetros, permitindo também o uso máximo dos músculos das pernas e glúteos.

Benefícios de andar de bicicleta para as pernas

Falando em pernas, é fato que andar de bicicleta trabalha principalmente a parte inferior do seu corpo. Ao realizar essa atividade regularmente, você vai ter um bom ganho de força muscular e resistência nesta região.

Ao movimentar os pedais em uma bicicleta, você trabalha seus quadríceps e os músculos das coxas. Se subir morros ou usar marchas mais pesadas, vai colocar esses músculos para trabalhar pesado. Os glúteos também ganham força ao empurrar os pedais.

Você também pode usar sapatilhas e pedais de encaixe, chamados de clipless, com os quais pode puxar ainda mais os pedais em cada pedalada, com um movimento que trabalha seus tendões.

Há outros benefícios de pedalar, como trabalhar os músculos da panturrilha, já que ela é fundamental para continuar a força gerada pelos quadríceps e tendões para baixo, ao longo dos pés e dedos. Ainda mais quando o seu pé está mais perto do chão.

Também é necessária alguma força nos braços, costas e ombros, a fim de manter uma boa pedalada, especialmente quando forem passeios mais longos, por quilômetros, por exemplo.

Benefícios de andar de bicicleta para a barriga

Já pensou na barriga também, né? Mas saiba que, para perder barriga, não basta perder a gordura abdominal: você precisa perder gordura do corpo todo. O que isso significa? Que não é suficiente trabalhar uma única região muscular. Não é só de abdominais que se faz uma perda de barriga. Então pedalar é perfeito, não é?

Ah, não esqueça que seu corpo também tem que gastar mais calorias do que ganha para que a gordurinha da região abdominal seja eliminada com sucesso. Então, para acontecer qualquer perda de gordura, é necessário cuidar da alimentação também!

Mas voltando à bicicleta, já vimos que essa é uma atividade que contribui para diversos grupos musculares ao mesmo tempo e queima, sim, muitas calorias: das pernas, dos braços e, também, do abdômen!

Portanto, pedalar queima gordura abdominal e permite ganho de massa muscular.

Benefícios de andar de bicicleta para emagrecer

E já que o assunto da perda de barriga remete a emagrecer, encontramos um estudo que reforça essa questão também. Segundo a Universidade Alemã do Esporte, 50 minutos de ciclismo são suficientes para acelerar o metabolismo e, por isso, queimar mais calorias.

O sugerido pelos pesquisadores é reservar pelo menos três horas semanais para andar de bicicleta. Basicamente, essa é uma atividade aeróbica, ou seja, um exercício em que o corpo utiliza oxigênio para gerar energia.

É por esse motivo que se pode atingir gastos calóricos maiores, que podem chegar a até 700 calorias por hora, dependendo da velocidade que você pedala e do terreno, asfalto ou chão batido, por exemplo.

Mas fica a dica: se você é iniciante, não comece exigindo demais do seu corpo, porque isso pode trazer lesões musculares e fazer mal para o seu organismo!

Comece com exercícios mais leves e vá aumentando aos poucos. Você pode começar com cinco minutos e no dia seguinte aumentar para 10 minutos, até conseguir chegar aos 30 minutos. Em uma boa intensidade, você já pode ter queima de calorias com 30 a 45 minutos de treino.

Benefícios de andar de bicicleta para coluna

Ainda segundo a Universidade Alemã do Esporte, quem anda de bicicleta regularmente gasta menos com médico. Isso porque muitas pessoas com excesso de peso, doenças cardiovasculares e, inclusive, dores nas costas, poderiam ter anos a mais de saúde se usassem a bicicleta mais vezes.

Obviamente, por movimentar todos os músculos citados até aqui, andar de bicicleta é um exercício que contribui diretamente para a coluna, aliviando dores nas costas.

Mas atenção: uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura pode causar sobrecarga e provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelos e pés, além de formigamento nas mãos. Se você possui hérnia de disco, por exemplo, pode andar de bicicleta, mas deve fazê-lo com precaução.

Nesses casos, o recomendado é consultar o seu médico para saber que tipo de intensidade e postura adotar para que a atividade tenha o efeito desejado.

Veja também:
Como escolher a bicicleta certa?
Descubra como saber o tamanho da bike para comprar
Como escolher o aro de bicicleta certo

Benefícios de andar de bicicleta para respiração

Sim, pedalar também é um movimento de tirar o fôlego! Porém, saiba que portadores de doenças respiratórias estão liberados para a prática, desde que sigam a orientação do seu médico também. Isso porque andar de bicicleta traz benefícios para a respiração, devido ao trabalho conjunto do pulmão e outros membros.

O pulmão se expande durante a atividade por causa da ventilação, o que é muito bom para respirar melhor. Os sistemas respiratório, muscular periférico e cardiovascular interagem melhor entre si, o que é ótimo para a saúde.

Qualquer pessoa que busca cuidar da respiração pode andar de bicicleta para fortalecer seu sistema respiratório. Lembrando também que praticar ciclismo é uma atividade positiva para a respiração apenas se a pessoa respeitar seus limites.

Quando você fica ofegante, é o seu corpo dizendo que sua produção de gás carbônico subiu e você precisa eliminar essa substância. Para isso, precisa controlar a respiração e o esforço físico até que essa respiração vá voltando ao ritmo normal. Jamais extrapole seus limites.

Benefícios de andar de bicicleta na 3ª idade

Como dissemos no início deste artigo, com certeza andar de bicicleta é uma prática que pode ser realizada por pessoas de todas as idades.

Pessoas da terceira idade, acima de 60 anos, até mesmo reduzem os riscos de terem um AVC, fortalecem os músculos e o coração, e têm mais qualidade de vida, por ser um exercício de baixo impacto. Com o melhor bombeamento de sangue, a taxa de açúcar no corpo é controlada, a pressão arterial reduzida e, consequentemente, o cansaço diminui.

Aqui também, é bom que o idoso ou idosa consulte o seu médico, que vai recomendar por quanto tempo e como realizar a prática de forma segura.

Quantos benefícios de andar de bicicleta, não é mesmo? Que tal compartilhar com seus amigos e aproveitar para convidar para o próximo passeio de bike?

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário