10 benefícios da caminhada para a saúde

Conheça os maiores benefícios da caminhada e saiba como esta prática pode auxiliar no seu bem-estar emocional, intelectual e físico.

Benefícios da caminhada

Os benefícios da caminhada estão ligados a melhorias físicas e mentais, além de ser possível associar a prática do exercício à boa circulação sanguínea, ao menor cansaço físico e ao bem-estar mental.

A caminhada é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de faixa etária e condição física, ou seja, não há qualquer contra-indicação.

Confira abaixo as vantagens dessa atividade e comece a praticá-la hoje mesmo!

Quais os benefícios da caminhada?

Dentre os benefícios que dizem respeito à saúde mental, podemos citar a diminuição das crises de ansiedade e do estresse e melhora no sistema cardiovascular, mas tem muitos outros na nossa lista.

Contudo, antes de mais nada, é bom entender que para que os benefícios sejam perceptíveis, o ideal é que o exercício físico seja praticado regularmente e acompanhe bons hábitos alimentares.

A caminhada, inclusive, pode servir como uma atividade inicial para aqueles que desejam começar a correr, mas não possuem fôlego para este exercício. Para quem deseja começar, o ideal é começar com caminhadas mais longas e aumentar os passos conforme as semanas até que seja possível intercalar com a corrida.

Existem aplicativos que auxiliam neste treino, cronometrando os passos e dividindo o tempo de atividade entre caminhada e pequenas corridas.

Por outro lado, caso aprender a correr não seja sua meta, fique tranquilo. A caminhada funciona perfeitamente como uma atividade física e seus benefícios são tão incríveis quanto. Veja só!

Veja também:
Conheça 12 benefícios de pedalar
8 benefícios da natação para o corpo
8 benefícios do Pilates

1.  Diminui o inchaço

É comum que as mulheres que queiram reduzir o inchaço façam caminhadas para diminuir a retenção de líquido, contudo, saiba que é necessário ingerir uma boa quantidade de água diariamente.

Além disso, para que o corpo feminino trabalhe corretamente, as caminhadas precisam ser praticadas por no mínimo 30 minutos por dia, assim como é fundamental manter uma alimentação saudável.

É válido ressaltar que as dicas também servem para os homens que desejam desinchar, principalmente a região dos membros inferiores.

2.  Trabalha a circulação

O exercício da caminhada auxilia a desinchar e a diminuir a retenção de líquido, pois trabalha a circulação do sangue, reduzindo a pressão arterial.

Isso porque durante o ato de caminhar, o fluxo de sangue aumenta, expandindo os vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão diminua. Para este resultado, caminhe por 40 minutos todos os dias.

3.  Melhora a memória

Os benefícios da caminhada para o cérebro são praticamente os mesmos de qualquer outra atividade física: há um aumento de memória em quem pratica exercícios físicos e a explicação é bem simples.

A prática de atividade faz com que haja uma maior circulação sanguínea no cérebro que, por sua vez, produz uma quantidade maior de catecolaminas - hormônio semelhante à dopamina e à adrenalina.

4.  Combate a osteoporose

A pressão exercida nos ossos da perna e a movimentação realizada pelo esqueleto durante a caminhada, quando somados, aumentam os estímulos elétricos nos ossos.

Essa função, conhecida por piezelétrico, facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes, diminuindo assim a possibilidade de osteoporose.

5.  Melhora a postura corporal

Por envolver muitos músculos de uma só vez, a caminhada regular ajuda a diminuir as dores nas costas e articulações, além de melhorar a postura corporal, principalmente se for realizada na areia.

6.  Diminui a sonolência

Durante a prática da atividade, o corpo produz algumas substâncias estimulantes, como a adrenalina, hormônio que aumenta a energia corporal, deixando o praticante mais disposto ao decorrer do dia, após a caminhada matinal.

Além disso, há melhora na qualidade do sono durante a noite, pois promove o relaxamento muscular. É o que veremos a seguir.

7.  Promove o relaxamento

Para liberar as substâncias responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina e endorfina - hormônios que auxiliam no controle da ansiedade e do estresse -, a caminhada precisa ser rotineira.

Estes hormônios auxiliam no relaxamento dos músculos da nuca, dos ombros e das costas, diminuindo a tensão ocasionada pelo estresse. Para este resultado, caminhe 45 minutos todos os dias.

8.  Aumenta a sensação de bem-estar

Para aumentar a sensação de bem-estar, dê preferência a caminhadas em áreas verdes, praias, parques ou jardins, pois estar junto à natureza enquanto pratica atividade física pode melhorar significativamente a saúde mental, aumentando o bom humor e a autoestima.

9.  Previne derrames e infartos

Lembra que ao caminhar os vasos sanguíneos ficam com uma maior dilatação? Pois bem, essa dilatação é que previne que os mesmos vasos sejam obstruídos, prejudicando a circulação do sangue até o coração.

Sendo assim, quem possui uma rotina praticando a atividade, está prevenindo doenças cardíacas, inclusive infartos, pois há regulação dos níveis de colesterol no corpo, reduzindo a produção de gorduras ruins no organismo.

Essas gorduras se acumulam com facilidade nas paredes dos vasos sanguíneos, ocasionando o derrame, de modo que caminhar todos os dias ajuda a eliminar essas substâncias ruins, deixando as veias “limpas” para um funcionamento regular.

10.  Ajuda a emagrecer

Além da saúde física e mental, o objetivo da caminhada pode estar ligado ao emagrecimento. Mas, para atingir esta meta, é preciso manter os exercícios por um período maior de tempo.

Caminhar aumenta o metabolismo, reduz as calorias e gasta muita energia, mas é preciso considerar o tempo de execução, a distância em que será realizada e, por fim, dar continuidade à prática.

Para pessoas magras os resultados de um possível emagrecimento pode ser ainda mais demorado, porém, os outros benefícios são adquiridos de forma rápida, especialmente para aqueles que buscam na caminhada um momento de relaxamento, bem-estar e saúde mental de qualidade.

Material enviado com sucesso!

Em alguns instantes você vai receber os materiais na caixa de entrada do seu e-mail. Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário